Contabilidade: conheça os termos mais utilizados no cotidiano das empresas

A maioria das nomenclaturas são utilizadas para definir pontos importantes no cotidiano empresarial. Ter conhecimento sobre esses aspectos da contabilidade é essencial para a tomada de decisões acertadas e coerentes. Quem trabalha com documentos legais e contábeis sabe a importância de se ater as informações com seriedade.

Saber quais são os termos empregados na área é o primeiro passo para conseguir analisar e desempenhar um bom trabalho no setor. A linguagem técnica permite a otimização dos processos e análises, os profissionais especializados devem dominar esses conhecimentos para obter sucesso em suas tarefas e demandas diárias.

A seguir, confira nomenclaturas comuns e importantes na contabilidade:

– Custo fixo — refere-se às despesas fixadas que não sofrem alterações, tal como folhas de pagamento, contas de luz, água e aluguel. Esses custos estão associados a manutenção do funcionamento de um negócio;

– Custo variável — essas despesas não fazem parte dos custos habituais da empresa, podem acontecer quando demandas urgentes e inesperadas surgem gerando novos gastos, é o caso das horas extras e insumos;

– Fluxo de caixa — esse documento é essencial para o bom funcionamento de uma empresa, através dele são demonstradas as saídas e entradas de recursos financeiros. Por meio do fluxo de caixa é possível realizar as projeções contábeis da instituição ou entidade. É a maneira encontrada para monitorar as finanças do negócio;

– Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) — trata-se de um “informe” utilizado na contabilidade, onde é demonstrado o resultado do exercício financeiro, isto é, relata despesas e receitas para evidenciar prejuízos ou lucros do resultado líquido;

– Balanço patrimonial – pode ser entendido como um relatório onde são apresentados as obrigações fiscais tributárias, investimentos e fontes de subsídios e recursos. Através desse relatório é possível tomar conhecimento da situação fiscal de uma empresa ou instituição durante certo período determinado de tempo. É bastante útil para a criação e desenvolvimento de estratégias e táticas ideais para cada momento.

Fonte: Jornal Contábil

× Fale Conosco