Mudança de contabilidade é maior no começo do ano, entenda quais fatores podem influenciar na decisão

Assim como fazem as pessoas físicas, o início de um novo ano para as empresas também é momento de traçar objetivos e planejar mudanças para os 365 dias que vêm pela frente. De acordo com CEOs de diversas companhias, é nesta época em que ocorrem mais mudanças de contadores ou escritórios de contabilidade.

Assim, diversos elementos podem explicar o fenômeno da maior sazonalidade de contadores no começo do ano, como a troca de direção e de postos e cargos ligados à área financeira, além do estabelecimento de novas metas para o novo ano, assim como também acontece com os profissionais. Logo, é necessário determinação, resiliência e persistência para efetivar todas as mudanças necessárias, não desistindo dos objetivos diante de qualquer intempérie. Assim, é essencial estar atento à migração da contabilidade e agilidade na troca.

Migração da contabilidade

É de fundamental importância prestar a máxima atenção aos detalhes. Entre eles, o ideal é a antiga e a nova empresa de contabilidade trabalharem de forma conjunta, deixando interesses comerciais de lado, para que a migração aconteça de forma saudável, para o bem da empresa em questão, por exemplo.

Agilidade na troca

Após uma avaliação, é preciso agir com celeridade, uma vez que, caso o contador ou empresa de contabilidade não esteja fazendo o trabalho de forma correta, a empresa pode sofrer prejuízos. Como consequência de um mau trabalho, a companhia pode ter que pagar mais tributos do que o necessário ou mesmo ter que responder ao Fisco por impostos que não foram acertados nas datas certas.

Além do mais, a falta de organização e atualização de livros e documentos contábeis pode afetar o controle e gestão das informações, ao passo que não declarar os bens do negócio de forma correta pode levar a empresa a cair na chamada malha fina. Deste modo, a falta de planejamento e ausência ou ineficácia da gestão financeira são os principais motivos para o encerramento das empresas, que têm uma tendência a fechar as portas em menos de cinco anos de atividade. Então, o papel da contabilidade é fundamental para os rumos que a empresa pode tomar.

Fonte: Portal Contábeis