A importância de estar com sua contabilidade em dia

Manter as informações da empresa em ordem é à base de tudo o que a corporação faz. É impossível ter um eficiente controle financeiro, se o negócio não estiver com os dados devidamente atualizados. Uma empresa organizada e com seus documentos contabilizados corretamente e em dia, permite que sejam gerados relatórios contábeis para que a administração utilize como instrumento de análise para tomada de decisões, avaliação de riscos, bem como demonstrar a real situação econômica da companhia.

Um exemplo claro é o balanço patrimonial. É através desse demonstrativo contábil que podem ser observados o caixa da empresa, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, imobilizado, obrigações sociais, trabalhistas, com fornecedores e fiscais, bem como empréstimos e financiamentos. Além de demonstrar isso tudo, podem ser extraídas informações sobre o Índice de Liquidez, Endividamento e Imobilização. Certamente, facilitará a relação da empresa com os bancos e fornecedores, comprovando sua capacidade de pagamento e evitando contratempos em análises de crédito.

Já na DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), é possível se ter uma visão geral do resultado financeiro, como o total de despesas gerais, os custos relacionados aos produtos e serviços, a receita total das vendas do exercício, o lucro da empresa contraído através de suas operações e impostos incididos. Assim, serve para gestão estratégica do negócio.

Por meio dos relatórios contábeis atualizados, é possível avaliar a evolução empresarial, fazer análise de gastos e receitas de determinados períodos, acompanhando e evidenciando em tempo real a situação financeira. Para que se conte com descrições de confiança, que possibilitem dar direcionamento à sua empresa, analisando e obtendo os melhores resultados, tenha sempre o compromisso de manter os documentos e informações em dia, não deixando para depois. Esse tipo de análise é que garantirá ao investidor a tranquilidade que ele precisa para tomar suas decisões.

Fonte: Jornal O Celeiro