NOTÍCIAS
20/08/2020

AÇÃO CNAI CFC – AUDITORIA INDEPENDENTE MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO

Prezado Colega Contador (a),

 

Na defesa dos interesses dos Contadores Auditores Independentes, o SINDICONTA-RS, ingressou com ação na Justiça Federal do Distrito Federal para que o Conselho de Contabilidade não imponha quaisquer restrições, empecilhos, sanções ou pressão moral, mesmo que por via indireta, ao Contador que exerça a atividade de Auditoria, e que não possua o cadastro no CNAI. Ocorre que diversas são as reclamações dos colegas de que para o pleno exercício da atividade de Auditoria lhe são imputados participarem dos programas inerentes ao CNAI, tais como o Exame de Qualificação Técnica ou a Educação Continuada. Tais procedimentos, avalizados pelo Conselho de Contabilidade e demais entidades conveniadas, vem sendo objeto de exigência pela CVM, SUSEP ou BCB, que  condicionam as respectivas habilitações ao cumprimento dos programas do Conselho. Cumpre destacar que o SINDICONTA-RS não ataca a importância ou a legalidade do CNAI, todavia espera o respeito as LIMITAÇÕES LEGAIS, visto que é sabido que o cadastro no CNAI é FACULTATIVO e não obsta o exercício da Auditoria Contábil.         

 

Esperamos que o Judiciário garanta aos Contadores registrados no Conselho de Contabilidade o livre e pleno exercício da atividade da Auditoria Contábil, prerrogativa conferida por Lei e pela Constituição Federal.  

 

 

Caro Colega: O SINDICONTA-RS atua sempre de forma independente e intransigente na DEFESA DAS PRERROGATIVAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO do Contador, Bacharel em Ciências Contábeis.

 

Associe-se ao Sindiconta-RS. Assim teremos forças para manter cada vez mais atuante a defesa profissional. Ligue para a entidade e visite nosso site (http://www.sindiconta.com.br/). O Sindiconta-RS é a casa dos Contadores.

 

 

Acesse o link abaixo para visualizar a publicação:

http://www.sindiconta.com.br/download/Acao_CNAI_Sindiconta-RS_Aprocon_BrasilXCFC.pdf 

 

Conte conosco!  

 

Forte abraço

 

Contador Giovani Dagostim

Presidente

 

Fone (51)3222-5096 / (51)98425-6962 

 
 



Créditos: Sindiconta-RS



Rua Hoffmann, 724 - Telefone (51) 3222.5096 - CEP 90220-170 - Porto Alegre - RS