NOSSA HISTÓRIA

Conheça nossa História!

Saiba mais sobre os mais de 30 anos de atividade do Sindiconta RS.

QUEM SOMOS

Primeiro sindicato do Brasil registrado com base na nova Carta Magna.

O Sindicato dos Contadores do Rio Grande do Sul (SindicontaRS) foi fundado no dia 5 de outubro de 1988. Nesta mesma data, ocorria a promulgação da atual Constituição Federal, conhecida como Constituição Cidadã, por ter sido elaborada e aprovada no período de redemocratização do País. O Sindiconta RS foi o primeiro sindicato do Brasil registrado com base na nova Carta Magna.

Nossos Valores

Histórico

A mobilização pela criação do Sindicato começou no ano de 1979, quando foi criada a Associação Profissional dos Contadores de Porto Alegre, visando transformá-la em sindicato. Até então, existiam duas instituições de característica plural: o Instituto dos Contadores e Atuários do Rio Grande do Sul (ICARGS), fundado em 1960; e o Clube dos Bacharéis em Ciências Contábeis (CBCC), criado no ano de 1970. Nenhuma das duas, porém, reunia condições necessárias para tornar-se um sindicato. Ambas, no entanto, permanecem ativas. A concretização do Sindicato ocorreu após anos de negociações, articulações com integrantes do setor contábil, parlamentares do Congresso Nacional, apoio de Instituições de Ensino Superior e sensibilização de diversas autoridades. Inicialmente, com o nome de Sindicato dos Contadores de Porto Alegre, a atuação restringia-se à Capital. Nos anos seguintes, foram empreendidos esforços, e a área de jurisdição foi expandida, abrangendo o Estado do Rio Grande do Sul.

Parcerias

O SindicontaRS, por meio de parcerias institucionais, promove e participa de eventos do meio Contábil, procurando estar próximo dos Contadores, ouvindo suas necessidades e trabalhando em soluções que visem ao resguardo da profissão e à desoneração dos escritórios contábeis.

Pelos bacharéis em Ciências Contábeis

Logo de sua fundação, o Siconta (sigla usada nos primeiros anos do SindicontaRS) necessitou reforçar a missão principal, de defender os interesses dos bacharéis em Ciências Contábeis, sempre respeitando todos os demais atuantes na área da Contabilidade. O grupo de pioneiros que formou o sindicato, bem como os membros que se somaram à causa ao longo dos anos, trabalha, desde o princípio, pela valorização dos contadores, tendo em vista o papel estratégico desses profissionais na orientação e suporte a organizações dos setores público e privado.

Benefícios

Como características originárias do sindicato, destacam-se a defesa dos Contadores, o respeito a todas as classes profissionais e a busca de benefícios para a qualificação, bem-estar e conveniência de todos os associados. São oferecidas oportunidades como convênios (plano de saúde e assistência médica), serviços (certificação digital, intermediação de vagas de emprego e estágios) descontos em estabelecimentos de Ensino Superior (cursos de graduação e pós-graduação), assistência jurídica e, também, capacitações presenciais, na sede da entidade, e na modalidade Ensino a Distância.

Faça parte do SindicontaRS. Associe-se e venha valorizar e fortalecer a Classe Contábil.

ANOS DE EXPERIÊNCIA

ASSOCIADOS

ANOS DE LUTA

CAUSAS EM PROL DA CLASSE

Empresas Patrocinadoras

Diretoria Sindiconta

Conheça nossa diretoria

Giovani Dagostim

João Custódio

Vice Presidente

Diego Rotermund Moreira

Diretor Financeiro

Tiago Simon de Souza

Vice Diretor Financeiro

Dúvidas ou Sugestões?

Em caso de dúvidas ou sugestões, queremos ouvir você!

Afinal de contas esse espaço é seu.

CONHEÇA

NOSSO CONVÊNIOS