28/04/2017

Assembleia Legislativa e Câmara Municipal prestam homenagens à classe contábil

A Assembleia Legislativa do RS homenageou, no dia 25 de abril, os profissionais da contabilidade e, em especial, o Conselho Regional de Contabiliade (CRCRS) pela passagem dos 70 da entidade. O Grande Expediente foi proposto pelo deputado Adilson Troca. Na mesma data, a Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu Ato Solene, proposto pelo vereador João Nedel, com os mesmos objetivos. O presidente do Sindiconta-RS, Diego Moreira, prestigiou as duas solenidades.

Histórico

O dia 25 de abril tem grande importância para a história da Contabilidade. Nessa data, no ano de 1926, o pernambucano João Lyra Tavares, à época senador pelo Estado do Rio Grande Norte, que havia sido convidado para assumir a Presidência do Conselho Perpétuo de Contadores no ano anterior, foi homenageado em cerimônia realizada no Hotel Terminus, em São Paulo. A iniciativa foi um reconhecimento da classe contábil paulista ao seu trabalho junto ao Senado em prol da profissão contábil. Em seu discurso, valorizou a formação dos profissionais da classe. No ano de 1950, durante o 5º Congresso Brasileiro de Contabilidade, foi aprovada moção que tornou João Lyra (falecido em 1939) o Patrono da Contabilidade Brasileira.

Na foto, a partir da esquerda: Antônio Palácios (presidente do CRCRS), Deputado Adilson Troca e Diego Moreira (presidente do Sindiconta-RS).

Créditos: Fotos: Neca Micheletto/CRCRS