CÂMARA ARBITRAL

Sigilo

Menor Custo

A Câmara Arbitral

O Sindicato dos Contadores do Rio Grande do Sul – Sindiconta/RS, CNPJ nº 92.396.167/000-31, CNAE: nº 69.11-7-02, com base na Portaria 31/2012 do Conselho Federal de Contabilidade, informa aos Contadores o início das atividades parajurisdicionais da Câmara Arbitral, visando à resolução de litígios de empresários, clientes da classe contábil, assentada na Lei Fed. 9.307/96 e 13.129/15, portanto, com prevalência da confiança e segurança.

Apresentação do Sindiconta-RS

O Sindicato dos Contadores do Rio Grande do Sul (SindicontaRS) foi fundado no dia 5 de outubro de 1988. Nesta mesma data, ocorria a promulgação da atual Constituição Federal, conhecida como Constituição Cidadã, por ter sido elaborada e aprovada no período de redemocratização do País. O Sindiconta RS foi o primeiro sindicato do Brasil registrado com base na nova Carta Magna.

Histórico

A mobilização pela criação do Sindicato começou no ano de 1979, quando foi criada a Associação Profissional dos Contadores de Porto Alegre, visando transformá-la em sindicato. Até então, existiam duas instituições de característica plural: o Instituto dos Contadores e Atuários do Rio Grande do Sul (ICARGS), fundado em 1960; e o Clube dos Bacharéis em Ciências Contábeis (CBCC), criado no ano de 1970. Nenhuma das duas, porém, reunia condições necessárias para tornar-se um sindicato. Ambas, no entanto, permanecem ativas.

A concretização do Sindicato ocorreu após anos de negociações, articulações com integrantes do setor contábil, parlamentares do Congresso Nacional, apoio de Instituições de Ensino Superior e sensibilização de diversas autoridades.

Inicialmente, com o nome de Sindicato dos Contadores de Porto Alegre, a atuação restringia-se à Capital. Nos anos seguintes, foram empreendidos esforços, e a área de jurisdição foi expandida, abrangendo o Estado do Rio Grande do Sul.

Pelos bacharéis em Ciências Contábeis

Logo de sua fundação, o Siconta (sigla usada nos primeiros anos do SindicontaRS) necessitou reforçar a missão principal, de defender os interesses dos bacharéis em Ciências Contábeis, sempre respeitando todos os demais atuantes na área da Contabilidade. O grupo de pioneiros que formou o sindicato, bem como os membros que se somaram à causa ao longo dos anos, trabalha, desde o princípio, pela valorização dos contadores, tendo em vista o papel estratégico desses profissionais na orientação e suporte a organizações dos setores público e privado.

Parcerias

O SindicontaRS, por meio de parcerias institucionais, promove e participa de eventos do meio Contábil, procurando estar próximo dos Contadores, ouvindo suas necessidades e trabalhando em soluções que visem ao resguardo da profissão e à desoneração dos escritórios contábeis.

Benefícios

Como características originárias do sindicato, destacam-se a defesa dos Contadores, o respeito a todas as classes profissionais e a busca de benefícios para a qualificação, bem-estar e conveniência de todos os associados. São oferecidas oportunidades como convênios (plano de saúde e assistência médica), serviços (certificação digital, intermediação de vagas de emprego e estágios) descontos em estabelecimentos de Ensino Superior (cursos de graduação e pós-graduação), assistência jurídica e, também, capacitações presenciais, na sede da entidade, e na modalidade Ensino a Distância.

Faça parte do Sindiconta-RS. Associe-se e venha valorizar e fortalecer a Classe Contábil.

Saiba como protocolar procedimentos por internet

A parte que busca a resolução de determinado litígio, por meio da atuação da Câmara Arbitral do Sindiconta/RS, deverá, no primeiro momento, efetuar o preenchimento do requerimento abaixo, no intuito de notificar a parte requerida.

Rua Hoffmann, 724

Bairro Moinhos de Vento