03/08/2016

Missa pelos 30 dias de falecimento de João José Ferreira Filho

O Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul comunica que a missa pela passagem dos 30 dias de falecimento do ex-presidente João José Ferreira Filho será realizada nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, às 11h30, na Igreja Universitária Cristo Mestre, situada à Avenida Ipiranga, 6681, no Campus da PUCRS, em Porto Alegre.

Os membros da Diretoria do Sindiconta-RS expressam seu agradecimento pelas demonstrações de solidariedade recebidas.

Síntese biográfica de João José Ferreira Filho

Após quase 50 anos dedicados à Contabilidade, desde os bancos universitários até a recente atuação como dirigente sindical, João José Ferreira Filho morreu em 5 de julho, aos 67 anos. Natural de Rio Grande (RS), mudou-se para Porto Alegre no ano de1959. Na Capital, graduou-se nos cursos de Ciências Contábeis (1972) e de Ciências Econômicas (1977), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Sua formação acadêmica seria ainda complementada com a Especialização em Auditoria, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), e o mestrado, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Ferreira teve na docência o maior período de atividade profissional ao longo da vida. Ingressou na PUCRS, em 1979, como professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Na instituição, lecionou ininterruptamente até o ano de 2007. A longeva e eficiente atuação foi reconhecida com a Medalha Irmão Afonso, honraria entregue a pessoas a partir de 25 anos de contratação. Também foi professor pelo Centro Universitário UniLaSalle. A docência, conforme familiares, foi a atividade que mais o engrandecia e fazia feliz. Paralelamente ao Ensino Superior, trabalhou como servidor público no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, de 1976 a 1991. Ainda em 1991, passou a exercer a função de auditor público externo no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS, onde permaneceu até 1997.

A vida sindical teve início no ano de 1988, quando Ferreira tornou-se um dos sócios-fundadores do Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul – SINDICONTA-RS. Desde então, sempre esteve envolvido com a entidade. Exerceu a função de vice-presidente em duas oportunidades (1998/2001 e 2012/2013) e, para o biênio 2014/2015 foi eleito presidente, tendo marcado sua gestão pela austeridade e a organização financeira. O contador também foi membro da Associação de Docentes e Pesquisadores da PUCRS – ADPPUCRS, entre 1980 e 2016, integrando o Conselho Fiscal em diversas gestões. Além disso, ocupou o cargo de vice-presidente de patrimônio da Associação dos Funcionários Aposentados do BRDE – AFBRDE, reforçando seu apreço por atuar em instituições de representação coletiva.

Ao longo de trajetória pessoal e profissional, teve ao seu lado a força, o amor e o companheirismo da esposa Regina, com qual completaria 50 anos de união, entre namoro e casamento, em janeiro de 2017. As filhas Ana Lúcia, empresária, e Ana Paula, psicóloga, deram ao casal quatro netos: Pedro (15anos), Diogo (5), Jake (5) e Alícia (3). O filho mais jovem, Bruno, graduou-se em Engenharia da Computação.

João José Ferreira Filho, que teve sua cerimônia de despedida no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, no dia 6 de julho, será lembrado pelo perfil agregador e a habilidade ímpar na realização de cálculos.

Créditos: Eduardo Borba Ass. e Consult. em Comunicação