NOTÍCIAS
08/03/2018

Mais mulheres no mercado de trabalho representa mais igualdade e maior responsabilidade

A participação das mulheres na economia mundial tende a evoluir, gerando mais igualdade, em termos de participação no mercado de trabalho, e maior responsabilidade, por parte das organizações públicas, privadas em não governamentais, pois existe o compromisso de fortalecer e sustentar essa realidade para as próximas gerações.

 

Dados da Organização Internacional do Trabalho, apresentados em 2017, com o relatório global sobre a participação feminina no mercado de trabalho, mostram que uma maior presença da mulher pode injetar mais de 5 trilhões de dólares na economia mundial até 2025. No Brasil, o ganho pode ser de até R$ 382 bilhões.

 

No meio contábil, onde nós atuamos, existem aproximadamente 223 mil associadas ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), ou seja, as mulheres compõem 42% do quadro total, de acordo com os dados apresentados no 16º Encontro Nacional da Mulher Contabilista, ocorrido em Gramado, em setembro do ano passado.

 

E o que esses números nos mostram? O grande potencial que existe no gênero feminino, cada vez mais independente e consciente de seu papel na sociedade, em todos os segmentos e tipos de empreendimentos. Significa que as meninas que nasceram no século XXI são cada mais politizadas, informadas, conectadas e inconformadas com as desigualdades. A nós, que já estamos há algum tempo no mercado, com funcionárias ou empresárias contábeis, cabe aprender com essa nova geração e abrir espaço ao seu talento.

 

A responsabilidade pela igualdade também é nossa, tornando possível o mundo do trabalho e apostando nas inovações de meninas-mulheres que vêm cheias de disposição para fazer um mundo melhor.

 

 

Dia 8 de março se comemora, sim, pois tivemos muitas conquistas até o presente. Mas se reflete também, pois há muito espaço a ser aberto, para mostrarmos o talento feminino e a importância da harmonia dos gêneros para o bem-estar e o sucesso de todos.

 

Soeli Rinaldi
Vice-presidente do SindicontaRS







Rua Hoffmann, 724 - Telefone (51) 3346.6362 | 3222.5096 - CEP 90220-170 - Porto Alegre - RS