08/03/2017

Empreendedoras apresentam suas histórias no Fórum Mulheres Movidas por Desafios

A quarta edição do Fórum Mulheres Movidas por Desafios, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, reuniu dezenas de profissionais na manhã de quarta-feira, 8 de março, no auditório do Sescon-RS. O evento, promovido pelo CRC-RS em parceria com o Sescon-RS e o Sindiconta, foi prestigiado pelo presidente Diego Moreira e pela vice-presidente Soeli Rinaldi, além dos presidentes das demais entidades representativas. As palestrantes convidadas Simone Leite, presidente da Federasul, e Nádia Grasselli, contadora e empresária contábil, trouxeram relatos de superações e conquistas no desenvolvimento de suas carreiras.

Eleita a primeira mulher a comandar a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS, em 2016, Simone Leite teve um início das atividades profissionais como professora de História em escola pública. Ao perceber as limitações impostas, inclusive financeiras, optou por mudar de área. Cursou Administração, tornou-se empresária, incentivadora do associativismo, representante da classe industrial e de comércio em Canoas (RS) e secretária de Desenvolvimento no mesmo município. Em sua trajetória, enfrentou episódios de preconceito de gênero, que foram superados, segundo ela, com determinação e coragem. A lição que tira desses episódios é que “homens e mulheres, lado a lado, são muito mais fortes e capazes de fazer transformações”.

A cidade Farroupilha, na Serra Gaúcha, é o cenário da construção da carreira de Nádia Grasselli. Até chegar ao cargo de presidente da Câmara de Indústria e Comércio local, encarou muitas adversidades, desde a limitação financeira da grande família, ainda quando criança, até a desconfiança quanto às suas capacidades, entre profissionais da Contabilidade. Ultrapassou esses obstáculos e passou a ser uma referência em seu campo de atuação. A empresária e conselheira do CRC-RS motiva as mulheres com a seguinte mensagem: “Devemos lutar pelo nosso espaço, nos posicionar em todas as oportunidades, sem baixar a cabeça”.

Dentro das iniciativas para o Dia da Mulher, a vice-presidente do Sindiconta, Soeli Rinaldi, assina um artigo na coluna do caderno JC Contabilidade, no Jornal do Comércio, defendendo que a mulher deve ser valorizada, acima de tudo, pelas suas ideias.

Créditos: Eduardo Borba - Ass. e Consult. em Comunicação