HISTÓRIA

Sob o novo e esclarecido manto da Constituição de 1988, reunia-se em Porto Alegre, em três de outubro do mesmo ano, um grupo de contadores idealistas.

Contrariados com a impossibilidade, até então existente, de constituírem um sindicato exclusivo para os contadores, haviam ao longo de muitos anos fundado instituições plurais, como o ICARGS e o Clube dos Bacharéis em Ciências Contábeis.

Mas chegara o momento de, ao amparo da novel Carta Magna, criar uma entidade que fosse o estuário para onde fluíssem a defesa profissional, o reconhecimento, os desejos e os pleitos de todos os contadores. E, naquela data, três de outubro de 1988 , nascia o SINDICONTA - RS. Os representantes dos contadores do Rio Grande do Sul estavam fundando o primeiro sindicato de contadores do Brasil! Faziam história, com esta iniciativa. Trabalhavam pelo benefício de milhares de colegas, por idealismo.

Pela rama, e de passagem, diga-se que nunca houve intenção de trazer prejuízo a outras entidades ou a profissionais. O que os contadores desejavam era uma entidade que ouvisse com interesse seus pleitos e os defendessem como categoria profissional.
Houve, no entanto, reação de dirigentes de entidades que se sentiram atingidos e procuraram impedir a criação desse sindicato de contadores. Inclusive na justiça.

O SINDICONTA - RS teve que, ainda engatinhando, defender-se de ações judiciais. Felizmente o entendimento dos egrégios tribunais, inclusive do STJ, entendeu como legítima a criação do nosso sindicato.

Essa necessidade de, em todas as instâncias, apresentar defesa contra os ataques de quem não desejava o aparecimento da instituição agregadora de todos os profissionais da contabilidade de nível universitário de nosso Estado, trouxe desgaste para a instituição. Pois as energias de seus componentes e boa parte de sua receita eram gastos com as custas dos processos, quando poderiam ser muito melhor empregadas em benefício dos associados. Estes, é bem verdade, nunca deixaram de emprestar todo seu apoio às atitudes dos dirigentes, e compreenderam que o momento era grave, mas passaria, dando lugar às realizações proveitosas para a categoria.

O SINDICONTA - RS passou para uma nova fase em sua existência.Você é nosso convidado especial, navegue na Home Page do SINDICONTA - RS, e ajude a fazer dele um instrumento de apoio à sociedade e uma entidade de quem os contadores se orgulharão cada vez mais!



Rua Hoffmann, 724 - Telefone (51) 3346.6362 | 3222.5096 - CEP 90220-170 - Porto Alegre - RS